Martinho Alves Amaral
Supervisor do B2B da Regional SP – Matriz - Performance Econômico FinanceiraSíntese de Qualificações
- Atuação na área Comercial, com experiência no gerenciamento de equipes, planejamento de vendas, prospecção e fidelização de clientes, análise de indicadores do mercado consumidor e acompanhamento das atividades de campo.
- Habilidade no atendimento aos clientes no pré e pós venda, esclarecimento de dúvidas sobre produtos e resolução de problemas.
- Experiência na análise das necessidades do cliente, identificação de novos mercados, elaboração de planos estratégicos e no estudo das ações das empresas concorrentes.
- Vivência na divulgação de ações promocionais, negociação de espaço publicitário, requisição de material de divulgação e envio de mala direta.
- Responsável pela seleção, treinamento e desenvolvimento de novos funcionários, bem como pela integração junto à equipe.
- Sucesso na fidelização de clientes e na dinâmica comercial aplicada, aumentando as vendas em 36%.
- Atuação na condução de reuniões e elaboração de relatórios e planilhas, auxiliando na definição de metas.
- Disponibilidade para viagens
Formação
Ensino Superior – Completo 2019 - Gestão Comercial (instituição de ensino - Faculdades Integradas Rio Branco
Experiência Profissional
05/2002 - 09/2012 Leroy Merlin Companhia Brasileira de Bricolagem
Gerente Comercial
- Responsável pela gestão da equipe comercial, pela estratégia e pelos resultados de sua seção / mundo, atingindo os objetivos por meio da proximidade com sua equipe e com clientes, visando a sua satisfação e fidelização.
- Garantir a efetivação de vendas com qualidade e a satisfação dos clientes através da proximidade, orientando e formando sua equipe quanto à aplicação das melhores técnicas de abordagem e de vendas.
- Garantir a realização dos básicos de sua seção / loja (Atendimento, Cheio, Limpo e Balizado) por meio da atuação integrada com a logística.
- Elaborar e garantir a implantação da “Dinâmica Comercial” da seção / loja, buscando atingir os objetivos de venda e margem.
- Negociar com fornecedores, efetuar compras adequadas de produtos através da boa utilização do sistema, do acompanhamento de relatórios de estoques, análise de estoque físico, oportunidades de mercado, históricos das vendas, preços, etc, garantindo uma boa gestão do estoque.
- Atuar de maneira integrada com o setor de atendimento ao cliente, identificando possíveis ações e/ou necessidades para a satisfação dos clientes e garantindo que as ações sejam implementadas.
- Contratar, formar e desenvolver os colaboradores da equipe, sendo responsável pela realização do plano de desenvolvimento, estabilidade e produtividade, visando bom funcionamento da loja e da conquista dos resultados.
- Animar a equipe quanto as metas estabelecidas, orientando e acompanhando na solução de eventuais problemas e/ou dificuldades garantindo o cumprimento dos mesmos.
- Gerenciar as escalas de trabalho da equipe, participando da escala de plantões da loja, assumindo todas as responsabilidades ligadas aos clientes e aos demais aspectos operacionais da loja, garantindo a curva de demanda nos horários de maior fluxo.
09/2012 - 10/2012 Conibase – Comércio de Materiais para Construção
Supervisor Comercial
- Ser o líder da venda e do atendimento ao cliente, sendo responsável pela coordenação operacional do processo de venda e pela estruturação das operações comerciais de sua loja, visando a total satisfação do cliente, o cumprimento dos objetivos estabelecidos e assegurando uma venda de qualidade.
12/2012 - 04/2013 Gasômetro Madeiras – Comércio de Madeiras e Ferramentas
Gestor de Unidade
- Responsável pelo cumprimento de funções específicas, tais como marketing, finanças, operações, desenvolvimento de recursos humanos e tecnologias de informação.
06/2012 – 20/11/2014 Opção da Granja Imóveis – Imobiliária
Corretor de Imóveis
- Manter-se atualizado com relação ao perfil do mercado imobiliário.
- Reunir informações detalhadas sobre aquisição, venda, locação, avaliação, preço, financiamentos etc.
- Firmar contrato relativo a sua prestação de serviço.
- Combinar preço e condições da transação.
- Examinar a documentação do imóvel, dando ciência a inquilinos e/ou compradores.
- Agendar visitas ao imóvel, mostrando-o ao cliente.
- Orientar todo cliente que queria investir em imóveis.
12/2014 – 09/ 2021 Leroy Merlin Companhia Brasileira de Bricolagem
Coordenador Comercial
- Ser o líder da venda e do atendimento ao cliente, sendo responsável pela coordenação operacional do processo de venda e pela estruturação das operações comerciais de sua seção/mundo, visando a total satisfação do cliente, o cumprimento dos objetivos estabelecidos e assegurando uma venda de qualidade
- Orientar e animar a equipe, aplicando a estratégia comercial definida através da abordagem aos clientes, do acompanhamento e orientação dos Assessores de Vendas nos aspectos relativos à apresentação dos produtos, construção dos argumentos de vendas e negociações com clientes, assegurando uma venda com qualidade. Participar da formação dos Assessores de Vendas sob os aspectos que envolvem a venda e as Operações Comerciais, contribuindo para o desenvolvimento das competências. Participar da animação, no dia-a-dia, da Remuneração Variável de Vendas e do Prêmio de Progresso, garantindo a clareza do programa e os melhores resultados. Assegurar o adequado abastecimento dos produtos da sua seção / mundo, garantindo a disponibilidade, limpeza e balizamento (CLB) das gôndolas e prateleiras, através de sugestões para o setor de logística no que se refere à reposição de mercadorias, buscando a satisfação do cliente. Atender aos clientes, sendo capaz de identificar e entender suas necessidades, através de uma diferenciada apresentação dos produtos solicitados, incluindo produtos alternativos e complementares, serviços disponíveis, desenvolvimento de projetos, alternativas quanto à forma de pagamento e realizando demonstrações técnicas dos produtos quando necessário. Escutar os clientes quanto a sugestões e / ou críticas relativas a produtos e serviços, reportando-as ao Gerente Comercial e sugerindo melhorias. Conhecer plenamente os produtos e sua seção / mundo, bem como suas características físicas e técnicas, excedendo as expectativas dos clientes. Operacionalizar as ações táticas decorrentes do planejamento realizado pelo Gerente Comercial, implementando novas coleções, re- implantações, análise dos produtos, negociação de verbas com os fornecedores para operações comerciais e/ou tablóides, pontas de gôndola, corredores, podium, etc aumentando a margem sob sua responsabilidade e suportando o Gerente Comercial no aumento da Margem Metier. Participar do planejamento e realizar as Operações Comerciais, através do acompanhamento do desempenho da venda dos produtos, margem, preço de vendas, preço na concorrência, definição de descontos e acompanhamento dos resultados, contribuindo para o sucesso dessas operações comerciais. Participar da definição da estratégia comercial subsidiando o Gerente Comercial com análises da performance dos produtos de sua seção / mundo, garantindo o sucesso da mesma. Contribuir com o Gerente Comercial na preparação dos pedidos de compras, análises dos níveis de estoque e número de dias de estoque, sazonalidade e histórico de vendas, sugerindo quantidades, negociando descontos com fornecedores, preços, prazos e pendências, garantindo informações fidedignas para que seja feito o pedido adequado e que não onere o patrimônio da empresa. Participar das ações antidemarca, antidevoluções, propondo soluções para produtos em AVS e reduzindo essas perdas em sua área de atuação. Coordenar o processo de preparação dos inventários periódicos da sua seção / mundo, apoiando os demais setores da loja, assegurando que o estoque físico esteja em linha com o estoque eletrônico. Observar e orientar a equipe de Assessores de Vendas quanto ao cumprimento das normas de Segurança do Trabalho (uso de EPIs, trabalho em altura, etc).
10/2021 – Atualmente Supervisor B2B Regional SP
- Ser o líder da venda e do atendimento ao cliente B2B, sendo responsável pela supervisão operacional do processo de venda e pela estruturação das operações comerciais de sua macro região, visando a total satisfação do cliente, o cumprimento dos objetivos estabelecidos e assegurando uma venda de qualidade.
- Atua como um facilitador e dando o suporte necessário à equipe para o atingimento das metas estipuladas, utilizando estratégias direcionadas para entrada de novos clientes e desenvolvimento de novos negócios, crescimento da receita, aumento de margem e longevidade para os negócios da empresa.
- Supervisionar a equipe comercial, realizar a gestão de indicadores, acompanhando e monitorando os projetos e processos em andamento.
- Assegurar o alinhamento, motivação e engajamento da equipe com as campanhas de vendas, por meio de estratégias e técnicas que direcionem a equipe para alcance dos objetivos e atingimento das metas de vendas estabelecidas.
- Assegurar a gestão da carteira de clientes, por meio de estratégias e técnicas que gere confiança.
- Acompanhar os relatórios e o resultado da operação.
- Desenvolvimento dos colaboradores com aplicação de feedbacks e direcionamento para crescimento da carreira. Definir objetivos de desempenho e prazos, sempre observando os planos e a visão da empresa, e comunicá-los aos colaboradores.
- Organizar o fluxo de trabalho e garantir que os funcionários entendam seus deveres ou tarefas designadas
- Monitorar a produtividade dos funcionários e oferecer feedback e aconselhamento construtivos
- Elaboração de plano de desenvolvimento e apresentação de resultados.
- Gestão de pessoas, gestão carteira cliente, gestão indicadores e metas, bom relacionamento, foco em resultados e pessoas, bom comunicador, motivador e desenvolvedor de pessoas.
Formação Complementar
- Curso de Organização Financeira - CIESP
- Curso de Controladoria - CIESP
- Curso de Orientação para Crédito - CIESP
- Guia de Expressão Comercial.
- Curso Básico de Ferragens.
- Curso Básico de Ferramentas.
- Curso Básico de Jardinagem.
- Curso Básico de Organização (Estilos e Tendências).
- Curso Básico de Noções Básicas de Material de Construção.
- Curso FMC (Formação na Missão Comércio).
- Curso FMA (Formação Melhor Atendimento) – Formador do Tema.
- CRECI
Informática
- Experiência em Informática (Windows, Office e Internet);